O atual cenário contábil e tributário reforça a necessidade do profissional contábil se atualizar sobre os principais aspectos contábeis e tributários relacionados aos novos procedimentos de reconhecimento das operações de arrendamentos mercantil (leasing) de acordo com o pronunciamento CPC 06(R2) – IFRS 16 Operações de Arrendamento Mercantil e para fins fiscais os possíveis impactos da Lei 12.973/14 e IN 1700/17, visando avaliar se a legislação fiscal seria aplicável à nova norma contábil e suas implicações em controles fiscais necessários.
Controllers, gerentes da área contábil e fiscal, contadores, profissionais que operam na área fiscal e financeira, contas a pagar, consultores da área tributária, advogados, auditores, avaliadores patrimoniais e demais interessados no assunto.
Curso prático com apresentação expositiva e dialogada com os participantes. Exemplos práticos e exercícios de fixação dos conceitos.
Ana Abreu
Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIB, Pós-Graduada em Direito Tributário pelo IBET/USP e também em Finanças e Controladoria pela FGV, MBA em gestão Tributária pelo INPG. Certificada em IFRS emitido pelo ACCA (março de 2009 ).
Atuando há mais de 25 anos, profissionalmente na área de controladoria, fiscal e planejamento tributário de grandes multinacionais, com vivência em segmentos de destaque, tais como Informática, Serviços, Terceiro Setor e Indústria e Comércio de Cosméticos, etc. Responsável por trabalhos de destaque na área de planejamento tributário focando a implantação de novos projetos como centros de distribuição, nova planta industrial, redução da carga tributária, reorganização societária, transfer price, revisões tributárias e eliminação de riscos fiscais.
Atuação destacada em negociações com órgãos governamentais, objetivando regimes especiais, benefícios e incentivos fiscais, MVA ICMS substituição tributária e eliminação de saldo credor de ICMS, resultando em significativa redução da carga tributária.
Coordenação e implantação das novas normas contábeis, Lei 11638/07, Lei 11941/09 e os novos CPCs, visando à convergência contábil para as normas internacionais IFRS.
Coordenação e implantação de SPED - Arquivos Magnéticos, Contábil e Nota fiscal eletrônica. Palestrante e professora em vários cursos de especialização na área contábil e tributária.
Introdução
Objetivo e alcance da norma
Identificação de um contrato de arrendamento
Exceções e isenções que poderão ser utilizadas na aplicação da norma
Contabilidade do arrendatário
Contabilidade do arrendador
Outros pontos importantes
Principais impactos da aplicação do IFRS 16 (CPC 06 R2)
Regras de transição
Impactos tributários do IFRS 16 (CPC 06 R2)